A Metodologia utilizada é, após definir os critérios de avaliação, solicitar a colaboração dos Munícipes e Cidadãos, para completar as avaliações realizadas pela nossa Equipa. Na atualidade DYNTRA conta com 1.975 avaliadores, residentes em 193 Países.
Na Avaliação das Câmaras em Portugal temos utilizado 139 Critérios, classificados nos seguintes Grupos:
- Transparência Municipal: Informação sobre os Membros Eleitos, Sobre a Organização e Normativa, Património Municipal, Planificação e Organização, Pessoal
- Participação e colaboração dos Cidadãos: Atendimento, Compromisso com a cidadania, Acesso à Informação publica.
- Transparência Econômico Financeira: Orçamento e a sua Execução, Contas Municipais, Endividamento
- Contratos, Acordos, Subvenções: Procedimento de Contratação, Relação com Fornecedores, Acordos e Concessões, Ajudas e Subvenções.
- Urbanismo e Obras: Ordenamento do Território, Gestão Urbanística, Investimentos e Infraestruturas
- Open Data
Os nossos Rankings são dinâmicos: podem ser atualizados conforme a realidade Municipal evolui, pretendendo ter sempre a informação atualizada (por exemplo, não basta ter publicado o Orçamento Municipal, se não for o do ano em curso).
Mas para avaliar a situação das Instituições, quer na sua evolução no tempo, quer na comparação com entidades similares, realizamos com periodicidade “fotos” num determinado momento, para permitir a sua análise e concluir sobre as práticas em Transparência nas Entidades.
Tendo em conta as Próximas Eleições Municipais, entendemos ser de utilidade divulgar dois Ranking Nacionais, para alem da situação atual das “World Cities”:
- Ranking das 18 Cidades Capitais de Distrito do Continente
- Ranking das 50 Maiores Cidades
- Ranking das Câmaras Portuguesas, em que incluímos todos os Municípios com mais de 30 mil habitantes, mais aqueles que por iniciativa da cidadania enviaram a sua avaliação.
Os resultados podem ser vistos em:
https://portugal.dyntra.org/rankings/camaras-municipais/